2016
Em Junho de 2016, as guitarras do Norberto Lobo e do Luís Martins subiram ao alto em Beirã-Marvão, Sousel e Évora. Mais do que dois amigos de longa data, juntaram-se no Alentejo duas almas gémeas que foram experimentar, pela primeira vez, as sonoridades que pouco tempo depois editaram, respectivamente, nos discos “Muxama” (2016) e “Tentos – invenções e encantamentos” (2017).
Vinho parceiro: Virgo
Cartaz: Maria João Lima e João Maio Pinto
Ilustrações dos músicos: João Maio Pinto
Fotos: Ricardo Junqueira
Os artistas
Luís José Martins
Músico – intérprete, criador, arranjador e improvisador. Desenvolve o seu trabalho entre a música popular e a música contemporânea. Membro dos projectos Deolinda, Almost a Song, Powertrio e Turba Multa. Tem composto em parceria com Pedro da Silva Martins canções para intérpretes como António Zambujo, Ana Moura, Cristina Branco, Mariza, Hélder Moutinho, etc.
Estudou guitarra clássica em Lisboa, Paris, Orléans e Castelo Branco, tendo a licenciatura neste instrumento, e com o mestre uruguaio Betho Davezac, com quem obteve o Diplôme de Perfectionnement (Conservatoire de Meudon/Paris).
Norberto Lobo
É do tipo de músicos que parece inventar tradições sozinho. E, daqueles aparecidos em Portugal nos últimos anos, não há muitos que concentrem assim tanta admiração e carinho.
Porque o que Norberto faz à guitarra é um exorcismo. E nos momentos em que o ouvimos, com a vida a acontecer pelo meio, é como se nos garantisse que tudo irá correr bem.
Datas e Locais
18 de Junho
Beirã-Marvão, Train Spot
Prémios Turismo do Alentejo 2014 (Melhor Turismo Rural)
Alojada na histórica estação ferroviária de Marvão/Beirã, criada no séc.XIX e classificada como Património Arquitectónico, na Train Spot Guesthouse todos os viajantes de coração jovem vivem a experiência de sonhar e acordar numa estação da era industrial, com a envolvência do Parque Natural da Serra de S. Mamede, em contacto direto com a cultura raiana, a um passo da fronteira entre Portugal e Espanha.

19 de Junho
Sousel, Praça de Touros
Sousel é um concelho empenhado em criar uma imagem de marca cultural e em assinalar a sua diferença num território com enorme potencial artístico/cultural/turístico como é o Alentejo. A praça de touros de Sousel é uma das duas mais antigas de Portugal, se não mesmo a mais antiga. Um espaço que, pela sua arquitectura e geolocalização, é um palco memorável para eventos culturais.

23 Junho
Évora, Feira de S. João
Depois de na primeira edição o Guitarras ao Alto ter estado em Beja e Portalegre, chegar a Évora e poder participar do imenso potencial cultural e turístico da Capital do Alentejo e Património Mundial da UNESCO, é um sonho tornado realidade. E abrir a Feira de S. João, um privilégio ainda maior.
