2017
O Guitarras ao Alto realizou a sua terceira edição em 2017, com a mesma ambição de trazer ao Alentejo os melhores guitarristas portugueses para tocar música inédita e criar um espectáculo original.
Com o vinho, a gastronomia, a paisagem e o património alentejano em pano e fundo, Peixe e Frankie Chavez iluminaram o Claustro do Convento de S. Bento de Avis, o claustro do Convento das Maltezas/Centro Ciência Viva em Estremoz, e a antiga estação de comboio da Beirã-Marvão, onde fica a guest house Train Spot. Três noites memoráveis de música pensada exclusivamente para este evento, testemunhadas por quase 500 pessoas, às quais foi acrescentada uma 4ª em Agosto, em Évora, no âmbito do evento Artes à Rua.
Vinho parceiro: Virgo
Apoio: Antena 3
Cartaz: Maria João Lima e Pedro Lourenço
Fotos: Miguel Oliveira
Os artistas
Peixe
Músico dos “míticos” Ornatos Violeta, dos Pluto, da banda de jazz DEP e dos Zelig, Peixe tem-se afirmado nos últimos anos como compositor, estudioso e guitarrista em nome próprio, já com dois álbuns a solo: Apneia (2012) e Motor (2015).
Frankie Chavez
Homem do folk, do rock e dos blues, a solo e cada vez mais com banda, aquém e cada vez mais além-fronteiras, Frankie Chavez dá à sua guitarra um mundo cada vez mais vasto, já com três álbuns na mala: Family Tree (2011), Heart & Spine (2014) e Double or Nothing (2017)
Datas e Locais
15 de Junho
Avis, Claustro do Convento de S. Bento de Avis
O convento é o orgulho patrimonial da vila, data do Séc. XIII, esteve na origem da dinastia de Avis e foi sede de uma das ordens militares mais poderosas do País. Hoje em dia, devido às alterações que se denotaram desde o século XVII, mas também ao abandono, venda e desmembramento de diversas partes do conjunto conventual, são apenas visíveis a Igreja, o claustro, a Cisterna, a Sala do Capítulo e o Refeitório. Mas continua a ser muito digno de visita, incluindo o Centro Interpretativo da Ordem de Avis e o Museu do Campo Alentejano.

16 de Junho
Estremoz, claustro do Convento das Maltezas/Centro Ciência Viva
Classificado como Monumento Nacional em 1924, em pleno centro de Estremoz, começou por ser o Convento de São João da Penitência; foi depois o único local de retiro dos Cavaleiros de Rodes em Portugal, integrados mais tarde na Ordem de Malta; serviu ainda de sede de clausura de freiras dessa Ordem a partir do século XVI; e já foi o Hospital da cidade. Actualmente, alberga o Centro Ciência Viva de Estremoz, da Universidade de Évora, e é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

17 de Junho
Beirã-Marvão, Train Spot
Tudo o que de bom se podia dizer sobre o Train Spot, já foi dito com pompa e circunstância na 2ª edição do Guitarras ao Alto. Aqui só podemos acrescentar que foi um enorme prazer repetir pela primeira vez um palco e acreditamos que o casamento entre o Guitarras ao Alto e o Train Spot é para durar muitos e bons anos.

11 de agosto
Évora, Praça do Sertório
Em 2017, o Guitarras ao Alto também regressou a Évora, a convite da Câmara Municipal, para integrar o evento de Verão Artes à Rua. Um espectáculo aberto a todos, ao qual a cidade Património Mundial da UNESCO aderiu em massa.
