2018
O Guitarras ao Alto regressou em 2018 para a sua 4ª edição, com Francisca Cortesão e Mariana Ricardo, que levaram um espectáculo especial em itinerância pelo Alentejo, entre 30 de Maio e 3 de Junho. Com uma data extra em Agosto. Tal como nas edições anteriores, os concertos aconteceram em espaços que valorizam o património e a paisagem, sempre com um copo de vinho na mão.
A novidade desta edição foi o patrocínio oficial dos vinhos Herdade de São Miguel , da Casa Relvas, um dos principais produtores de vinhos do Alentejo, empenhado, ativamente, na promoção e divulgação da cultura e tradição alentejanas.
O designer José Mendes criou o cartaz, com fotos de Vera Marmelo .
As artistas
Francisca Cortesão
Nasceu no Porto em 1983. Cantora, compositora e multi- instrumentista, desde 2006 que tem em Minta & The Brook Trout o seu principal projecto.
É também co-fundadora dos They’re Heading West. Tem ao longo dos anos colaborado, com voz e guitarras, em concertos e gravações de Walter Benjamin, B Fachada, David Fonseca, Márcia, Sérgio Godinho, Tape Junk, Bruno Pernadas e Lena D’Água. Em 2018 foi convidada a compor para o Festival da Canção.
Mariana Ricardo
Nasceu em 1980 em Lisboa. Divide-se entre a música independente e o cinema. Iniciou a actividade musical em 1994 participando em diversos projectos, com destaque para Pinhead Society e München.
Compôs e interpretou bandas sonoras para filmes de João Nicolau, Manuel Mozos e Miguel Gomes. Trabalha como argumentista desde 2005, tendo já co-assinado argumentos para filmes destes mesmos realizadores. Actualmente integra as bandas They’re Heading West, The Secret Museum of Mankind, Silence is a Boy e Minta & The Brook Trout.
Datas e Locais
30 de Maio
Estremoz / Claustro do Convento das Maltezas/Centro Ciência Viva
21h30
Pela segunda vez, a cidade onde reside o organizador do evento acolheu o Guitarras ao Alto. E novamente no Convento das Maltezas, um dos edifícios mais emblemáticos e centrais de Estremoz, que hoje alberga o Centro Ciência Viva. Monumento Nacional desde 1924, começou por ser o Convento de São João da Penitência; foi depois o único local de retiro dos Cavaleiros de Rodes em Portugal, integrados mais tarde na Ordem de Malta; serviu ainda de sede de clausura de freiras dessa Ordem a partir do século XVI; até já foi o Hospital da cidade.

31 de Maio
Avis / Claustro do Convento de S. Bento de Avis
21h30
A convite da Câmara Municipal de Avis, pelo segundo ano consecutivo, o Guitarras ao Alto ocupou de novo o convento e o orgulho patrimonial da vila, que data do Séc. XIII, esteve na origem da dinastia de Avis e foi sede de uma das ordens militares mais poderosas do País. É um dos monumentos maiores da História de Portugal, que hoje alberga o Centro Interpretativo da Ordem de Avis e o Museu do Campo Alentejano.

1 de Junho
Beirã-Marvão / Trainspot
21h30
O Trainspot já é uma das imagens de marca do Guitarras ao Alto. Pela 3ª vez consecutiva subimos à antiga estação de comboios da Beirã-Marvão, para ser recebidos pela hospitalidade, simpatia e amizade da guesthouse da Lina e do Eduardo, e por todo o público daquele Alto Alentejo que tão bem nos tem recebido.

2 de Junho
Redondo / Herdade de São Miguel
A partir das 16h
A Herdade de São Miguel, localizada entre Redondo e São Miguel de Machede, foi a anfitriã de um dos espetáculos Guitarras ao Alto,onde, como patrocinador oficial, preparou um evento único, do meio da tarde aopôr do sol, integrado na vinha e na natureza. Com comes e bebes, passeios pelaherdade, tradições culturais como a olaria, cante alentejano, provas de vinho eoutras surpresas, num dia que foi inesquecível.

3 de Junho
Crato / Pousada Flor da Rosa
19h
O Município do Crato e a Pousada Flor da Rosa deram-nos a honra de receber pela primeira vez o Guitarras ao Alto. A Pousada situa-se no antigo Mosteiro de Flor da Rosa, mandado construir em 1356 por D. Álvaro Gonçalves Pereira, primeiro Prior do Crato e pai do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, e onde, segundo historiadores este nasceu. Não podia, pois, ser um espaço mais carregado de história e de magia, como a música que recebeu naquele final de tarde primaveril.

3 de Agosto
Évora / Praça do Sertório / Artes à Rua
22h
Pelo segundo ano consecutivo, o Guitarras ao Alto fez parte da programação do festival Artes à Rua em Évora. Um espectáculo de entrada livre, ao qual a cidade Património Mundial da UNESCO aderiu em massa, eem que a música da Francisca e da Mariana refrescou uma noite quente de Verão.
