Extras

Extras 2018-05-27T13:50:23+00:00

Para além do festival, o Guitarras ao Alto está aberto à possibilidade de trazer músicos nacionais e estrangeiros a tocar no Alentejo, assim como a gravar discos e fazer residências artísticas.

Grutera

Convidado pelo Guitarras ao Alto, Grutera gravou o seu 3º disco, Sur lie, no Túnel das Barricas da Herdade do Esporão. O evento teve o apoio do Esporão e o CD foi editado pela Fnac em Novembro de 2015, acompanhado por dois concertos em Lisboa (Casa Independente) e no Porto (Maus Hábitos), onde Grutera demonstrou toda a força, beleza e angústia que vibram na sua guitarra.

Apoio e vinho parceiro: Esporão
Apoio: Fnac
Foto do músico: Vasco Durão

Video: Gravação de Sur lie no Esporão
Video: ‘Sur lie’ apresentação na Casa Independente
Video: Grutera / Alentejo

Glenn Jones

Em Maio de 2016, o Guitarras ao Alto trouxe ao Alentejo (Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre) o guitarrista Glenn Jones, um dos expoentes maiores da tradição da guitarra americana e uma das principais inspirações deste projecto. Com o guitarrista português Grutera a assegurar a primeira parte. Glenn Jones é um mestre da guitarra primitiva Americana, um estilo inventado no final dos anos 50 por John Fahey, cujas técnicas de estilo tradicional e as muitas influências musicais foram utilizadas para criar composições modernas originais.

Jones, que fez parte do grupo pós-rock Cul de Sac, tem um estilo particular e apurado de tocar, tanto na guitarra como no banjo, com afinações únicas que criam composições líricas, emotivas e elegantes. O que o distingue de outros guitarristas atuais é porventura a sua capacidade para nos contar histórias apenas com os seus instrumentos, espelhando assim um conjunto de emoções vastíssimo.

Foto do músico: Vasco Durão

Video: Glenn Jones / Alentejo

Steve Gunn

Em Maio de 2017, o Guitarras ao Alto garantiu a estreia absoluta do músico americano Steve Gunn no Alentejo, naquele que foi o último concerto da sua tourné europeia a solo. Uma noite mágica de voz e guitarra em Évora, no SOIR-Jaa, organizada em parceria com a Pointlist, e que contou ainda com os músicos portugueses Éme e Calcutá.

Antes de iniciar uma intensa carreira a solo, que já conta com mais de uma dezena de discos, incluindo inúmeras colaborações, Steve Gunn foi guitarrista nos “The Violators”, a banda de Kurt Vile. Os seus três mais recentes discos em formato banda (“Time Off”, “Way Out Weather” e “Eys on the Lines”) confirmam-no como um compositor de eleição, que nunca esquece as suas influências e referências, que incluem Michael Chapman, La Monte Young, John Fahey, Jack Rose, Robbie Basho, Sandy Bull, entre tantos outros músicos e géneros musicais.

Foto do músico: Vasco Durão

Video: Steve Gunn / Évora

Luís Martins

Em Fevereiro de 2017, o Luís Martins (sobejamente reconhecido pelo seu trabalho na banda Deolinda) esteve em Avis, na Igreja do Convento de S. Bento, a gravar uma parte daquele que é o seu primeiro disco a solo, “Tentos – invenções e encantamentos”. Foram de facto dias de Inverno encantados, acompanhados e gravados por Joana Sá e Hélder Nelson. Com a cortesia da produtora Fim, parceira do Guitarras ao Alto, fizemos um espetacular filme.

Apoio: Câmara Municipal de Avis
Foto do músico: Vasco Durão

Video: Tentos – invenções e encantamentos / Avis

Parceiros e Apoios

Reservar bilhetes